A Ayurveda baseia-se na ideia de que todas as pessoas possuem doshas e que estes são influenciados pelos cinco elementos do universo (espaço, ar, fogo, água e terra).

Os doshas são energias básicas que existem em cada organismo, em diferentes proporções. O elemento dominante é aquele determina o dosha principal, enquanto o secundário é aquele presente em menor proporção.

É através do equilíbrio destes três doshas que o bem-estar físico e mental de cada indivíduo é determinado.

Conheça abaixo algumas características principais de cada dosha:

 

Vatha Dosha:

Elementos: Espaço & Ar

Tendem a ser mais magros, leves e até mesmo frágeis.

Outras características deste dosha: expressão criativa, entusiasmo, rapidez na execução de tarefas, tendência a ter desequilíbrios relacionados ao intestino, apresentar articulações frágeis e acumular excesso de preocupações.

 

Pitha Dosha:

Elementos: Fogo & Água

O elemento fogo predomina, caracterizando este Dosha como o mais quente e intenso. Tendem a ser fortes e geralmente apresentam o tipo corporal médio.

Outras características deste dosha: carisma, capacidade de discurso bem articulado, atração por desafios, determinação, veia empreendedora e raciocínio rapido. Também possuem uma ótima capacidade digestiva, o que contribui para manterem um peso relativamente estável.

 

Kapha:

Elementos: Água & Terra

Geralmente são indivíduos com estrutura mais robusta, que apresentam boa resistência física com tendência à pele mais fria e oleosa.

Outras características deste dosha: em relação à personalidade, costumam ser mais tranquilos, tolerantes e afetuosos. Possuem digestão mais lenta, o que dificulta a manutenção de um peso estável, mas possuem boa resistência às doenças.

>> Descobre o teu Dosha