Ayurveda no Ceylon

Considerada por muitos como a mais antiga das ciências médicas existentes, a palavra 'Ayurveda' é derivada da palavra sânscrita 'Ayus', que significa "vida" e 'Veda', que significa "conhecimento ou ciência". O Ayurveda possuiu uma abordagem holística que trata a causa da doença, no corpo ou na mente. Acredita-se que o conhecimento do Ayurveda tenha vindo diretamente dos deuses, que transmitiram aos santos e sábios da Índia durante as sessões de meditação profunda.

O tratamento ayurvédico é realizado com base no padrão distinto de energia, ou Dosha, possuído por todos os indivíduos. Os Doshas - Vatha, Pitha e Kapha, são energias básicas que existem em proporções únicas em cada um de nós. O Ayurveda visa melhorar o bem-estar geral e enfatiza a eliminação de toxinas do corpo. Oferece inúmeras vantagens, entre as quais a que não tem absolutamente nenhum efeito colateral, o Ayurveda provou ser bem sucedido com algumas das doenças mais crônicas existentes.

A tradição ayurvédica do Ceilão apresenta-se como uma mistura do Desheeya Chikitsa (medicina tradicional cingalesa), com o sistema Ayurveda e Siddha da Índia e o medicamento Unani da Grécia. Os reis antigos, muitos dos quais também eram médicos proeminentes, depositaram muita fé no Ayurveda garantindo assim a sua importância e respeito nacional.

O rei Buddhadasa (398 dC), a quem o Mahawamsa reconhece várias operações notáveis em homens e animais, é conhecido por escrever o Saratha Sangrahaya, um manuscrito abrangente que contém a maior parte do conhecimento médico ayurvédico disponível no país na época. Ainda hoje, os médicos do Sri Lanka usam esse trabalho para fins de referência.

O Ayurveda não era apenas referenciado pelo seu valor medicinal -  a realeza também utilizou os segredos ayurvédicos para terapias que restauravam e rejuvenesciam a beleza. A representação mais famosa da beleza no Ceilão é encontrada em Sigiriya: A rocha de Sigiriya, com 200 metros de altura, funcionava como o palácio e a fortaleza do rei Kassapa, e hoje abriga o que são algumas das imagens mais reconhecidas do Ceilão - as donzelas nubis que formam os famosos afrescos de Sigirya.

Os membros da realeza do antigo Ceilão deram ao Ayurveda sua devida reverência, e o povo da ilha seguiu seu exemplo. Hoje, em nosso mundo moderno e com o ritmo cada vez mais acelerado, o Ayurveda fornece às pessoas de todo o mundo as respostas para perguntas até então não respondidas, além do conhecimento que nossos reis e rainhas já possuíam há milhares de anos atrás:  de que, com o Ayurveda, os benefícios são abundantes e a cura realmente é abrangente, restaurando o equilíbrio, proporcionando a paz interior e acalmando o corpo, a mente & a alma.